Planalto das bicicletas



Av Monte Rei


Av. Monte Rei






Por John Paul

Neste fim de ano passei uns dias no Bairro Planalto em Natal, e tive a oportunidade de testemunhar o quão a bicicleta é usada naquele bairro. A todo momento várias pessoas se locomoviam em suas magrelas.  A maioria das motos que se via trafegando naquele bairro eram de empresas de entrega de gás e água. Mas além de bicicletas, vi também seus templos, que são as bicicletarias. Se não me engano vi uns 02 estabelecimentos, um deles na Av. do Mangue.


Acredito que essas pessoas façam uso da bicicleta para se locomover no bairro mesmo e em bairros vizinhos como o Cidade Satélite, ao contrário de situações que vi, onde pessoas iam de ônibus do Planalto para o Cidade Satélite ou até de uma ponta a outra do Planalto.
Av. Agrestina

Av. Monte Rei

 O maior movimento de bicicletas que vi foi na Av. Agrestina, onde homens, mulheres, adolescentes, idosos, todos usando a bicicleta para se locomover. Também se via vários modelos de bicicletas, tinha barra circular, com marcha e sem marcha, BMX, modelo feminino, teve momentos que iam 04 bicicletas uma atrás da outra. Até publicidade era feita em uma bicicleta cargueira, na frente tinha uma caixa de som e atrás uma bateria divulgando os produtos e serviços das empreas daquele bairro.

Bike Publicidade - Esse sim podemos dizer que trabalha pedalando.

Fui comentar com meu primo sobre essa minha observação e ele me contou que é devido a situação financeira, pois no planalto tem muita gente pobre que não condições de possuir uma moto. Se é devido a pobreza não sei, mas se for, espero que quando essas pessoas deixem a pobreza não deixem de usar a bicicleta no seu dia-a-dia.

Porém concluí que este é um cotidiano muito diferente do povo curraisnovense que – como diz meu pai – “só sabe sair de casa se for "escanxado" em cima de uma moto”.

Comentários