Coloque uma bola de cristal na sua bicicleta




Por John Paul

É muito irritante quando estou pedalando ou quando estou andando na cidade e tem uns "caba de pêa" parece que  eles pensam que só existem eles no trâsnito, pois não sinalizam ou então querem por "finda-força" que eu leia o pensamento deles. 

Mas eles não entendem que pra você estar no trânsito, seja pedestre, ciclista, motociclista, motorista você tem que manter comunicação a todo instante com os outros envolvidos no trânsito.


Existem várias formas de se comunicar no trânsito. Mas nesse artigo vou citar somente as que são mais usadas:



  • Buzina - quem aciona essa danada está avisando que tem veículo se aproximando ou está chamando a atenção;
  • Seta (pisca-pisca) para esquerda - indica que o chofer vai para a esquerda com seu veículo.
  • Seta (pisca-pisca) para direita - Aí o chofer vai mudar o carro pra direita. 
  • Setas (pisca-pisca) direita e esquerda piscando ao mesmo tempo aí o chofer tá querendo te informar que tem algo de errado à frente e é bom você reduzir a velocidade e tomar cuidado.


Eu fico puto da vida quando a bexiga de um motorista não usa essa bendita seta ou a buzina pra se comunicar. As vezes eu to num cruzamento no meu camelo e vejo o camarada dando sinal para entrar, aí quando dou impulso para seguir meu caminho o abençoado passa direto. Imagine se eu me confio nessa seta, Com certeza estaria em coma no Clovis Sarinho lá em Natal. 

Em um outro caso aconteceu d'eu quase colidir na lateral de um Palio Weekend só porque o danado do chofer não ligou a seta quando foi entrar numa rua. Sem falar de outro caso que eu trafegava na Av. Sílvio Bezerra e quando to quase na esquina da Rua João Alfredo de repente um carro vinha atrás de mim entra na João Alfredo e quase eu bato na sua lateral. custava esperar eu passar da esquina ou até mesmo buzinar?

Depois dessas situações eu acabei colocando uma bola de cristal de minha bicicleta, só assim poderei prever se esses camaradas vão entrar em alguma rua, ou seguir direto. Mas não é só com veículos que uso minha bolinha de cristal. Têm uns pedestres que são "caba-de-pêa" também. Tem uns que entram de vez na faixa de pedestres e fazem questão de andar com a cabeça no meio das pernas, parece que pedem pra ser atropelados, mas o que tenho mais cuidado é o tal do moleque. 

No bairro onde moro, tem muito moleque brincando nas ruas, e principalmente na boquinha da noite. E sabe como menino é né, IMPREVISÍVEL, Menino é que nem Cururu, quando você vai prum lado oposto dele, o danado pula pro seu lado do nada. Por isso quando to na zona da molecada ando bem devagarzinho pra dar tempo frear ou desviar desses danadinhos, e quando vejo uma criancinha de bobeira na rua procuro passar por ela o mais distante possível.


No trânsito todo cuidado é pouco. O ditado pode ser mais velho que a serra de Sant'Ana, porém é de grande serventia.  Então Coloque uma bola de cristal na sua bicicleta, moto, carro e procure ser gentil com os outros envolvidos no trânsito. 

Comentários