O semáforo do Praia Shopping



Por John Paul

Fui à capital potiguar com minha namorada Mônica Jacinta participar de um evento chamado Natal Hair. Almoçamos no Praia Shopping que fica no Bairro de Ponta Negra. Após o almoço, ficamos em frente ao shopping aguardando o ônibus e a van que iria levar a caravana do Sebrae Currais Novos para o Arena das Dunas onde estava ocorrendo o evento.

Enquanto aguardava o transporte, uma danado de um semáforo para travessia de pedestres me chamou a atenção. Um semáforo normal como qualquer outro. Abria e fechava a cada x segundos. 

Agora uma coisa que não me entrava era que na maioria das vezes o danado do semáforo fechava e não tinha nenhum pedestre para atravessar, ae o besta do motorista tinha que ficar lá paradão até abrir o sinal. Ou seja acaba sendo uma perca de tempo né, congestiona o trânsito sem necessidade.

Uma solução que vi ali seria esse semáforo ser acionado somente quando for preciso, ou seja, quando realmente um pedestre for atravessar. Um simples botão para acionar o sinal vermelho resolveria isso. Quando o pedestre quiser atravessar ele apertaria o botão e o sinal mudaria de verde pra vermelho e passaria uns 20 segundos, por exemplo, para voltar pro verde.

Mas também pode acontecer que assim que o sinal abrir, algum pedestre queria atravessar e aperta o botão e lá vai o trânsito parar de novo. Outra solução seria esse botão só poder ser acionado depois de 20seg. Poderia até ter uma contagem regressiva junto ao botão para informar ao pedestre que já poderia apertar o botão.

Mas ae fui imaginar o quanto de investimento seria para implementar essa tecnologia, e o quão é eficaz o nosso poder público a respeito de mobilidade, aí acredito que essa minha sugestão só ficará aqui no blog mesmo rsrs.

Mas e você, o que acha dessa ideia? é interessante ou não iria contribuir para o bom fluxo do trânsito naquele setor? você consegue pensar numa ideia mais invocada?

Comentários