Isso é só uma previsão



Por John Paul

Quer ver um bucado de velho pegando ar aqui no sertão? simplesmente chegue perto de um grupo deles, de preferência na feira livre, onde você encontra os verdadeiros sertanejos, e diz assim: Seu zé ontem passou no jornal que a previsão vai ser de mais um ano de seca". Pronto tá feito o muído.

Para abrir os comentários você vai ouvir logo de cara "esses pôrra lá sabe de carai nenhum, Só Deus que sabe dizer se vai chover ou não". Isso é só pra começar.

Onde trabalho tem muitos desses velhos que metem o pau nesses "profetas". Para tentar amenizar o clima e defender os carinhas do tempo eu entro no muído e começo meu argumento. "Rapaz, isso é só uma previsão. Previsão não passa disso, previsão".Então faço com que os velhos comecem a usar a previsão em outras situações. A que gosto mais de usar é a da viagem:

"Quando você sai daqui (Currais Novos) para Natal, quanto tempo você leva pra chegar?" Veja bem que mandei eles fazer uma previsão de uma simples viagem.

A partir daí eles começam a falar: "3 horas indo de Jardinense", "Eu faço em 2 horas e meia", "Meu filho tira em 2 horas no Corola dele".

Depois que armei o gatilho começo meu ataque:
"Pronto, você fez a previsão, mas você não sabe o que vai encontrar na estrada. O carro pode quebrar, a pista pode ter sido bloqueada por uma manifestação, pode ter tido um acidente e o trânsito ficar lento, fazendo com que você demore muito mais do que o previsto para chegar em Natal".

Então volto para a previsão do tempo:
"Na previsão do tempo é quase a mesma coisa,o carinhas lá coletam dados de satélites, radares ,etc, analisam as posições dos ventos, temperatura e outros mugangos lá que não sei dizer e então conseguem fazer uma previsão se vai chover ou não. Porém no intervalo que foi dada previsão até a hora H que vai se profetizar, a natureza pode sofrer alterações, e assim quebrar as pernas dos carinhas do tempo".

Depois disso tudo , tem uns que ficam calados, mas tem outros que ainda insistem em ficar detonando os carinhas lá.

Agora uma coisa que acho engraçado nessa situação é que esses sertanejos são que nem torcedor de time de futebol. Sabe como torcedor é, o time tá jogando mal pra dedéu, perdendo de 2x0 e o torcedor lá metendo o pau mandando tirar o atacante perna de pau de campo.

Ae basta só esse "perna de pau fazer um gol que o torcedor começa a babar o ovo dele.  Isso acontece do mesmo jeitinho na previsão do tempo. Os velhos metendo o pau nos carinhas do tempo dizendo que eles não sabem de porra nenhuma. Agora chegue nesses mesmos velhos e diga que saiu no jornal que a previsão será de muita, mas muita chuva pro próximo mês.

Pronto, tá feito o muído. Eles começam a ficar alegres e nem metem o pau nos carinhas do tempo, mas também não ficam babando.

Mas você acha que acabou por ai? Deixe chegar o mês, se não chover eles se revoltam e é só chegar e dizer, "seu Zé a previsão disse que ia chover, mas nem chover", Sem demora um deles vai dar a chicotada "esses pôrra lá sabe de carai nenhum, Só Deus que sabe dizer se vai chover ou não".

Ae você responde "Rapaz, isso é só uma previsão".

Comentários